Obras convencionais de pequeno e médio porte normalmente são planejadas com etapas relativamente sequenciais, a fim de proporcionar uma construção mais cadenciada. No entanto, alguns projetos especiais – normalmente ligados ao varejo – precisam ser executados com agilidade, para que o próprio empreendimento seja economicamente viável. Para atender a essas demandas de mercado, muitas construtoras se especializam em uma modalidade de construção chamada fast construction, que emprega técnicas de planejamento e sistemas construtivos mais rápidos e eficientes.

Muito demandada pelo varejo, modalidade fast construction emprega técnicas de planejamento e sistemas construtivos mais rápidos.
“As atividades tais como estudo de viabilidade, projeto legal e licenciamento, planejamento, pré-projeto, projeto, logística e suprimento, além do gerenciamento da execução de um empreendimento ou de um lote de ações simultâneas que fazem parte de um mesmo projeto, são realizadas de forma concomitante trazendo uma grande redução no prazo final”, explica José Ricardo Pousada Tahan, superintendente de Operações da Método Fast.
De acordo com ele, essa modalidade de construção “não trata necessariamente de um sistema construtivo ou de um determinado método, e sim um conceito de gestão integrada onde se privilegia uma otimização dos processos e a compactação do ciclo de vida da implantação”.
Fonte: Téchne